quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Desafio "Uma Paixão chamada Livros"

Ler é, desde sempre,  um dos meus hobbies favoritos.
Recordo os meus tempos de estudante em que as minhas férias eram passadas a devorar livros, a maior parte deles requisitados na biblioteca local. Trazia sempre o máximo de livros permitido e chegava a voltar ainda na mesma semana com tudo lido para requisitar mais.
Infelizmente, já não leio à velocidade dessa época. Às vezes passa-se uma semana e pouco avancei na leitura do livro de cabeceira...Mas seja como for há sempre um livro na mesinha de cabeceira. Por lá já passaram muitos! De uns gostei muito, de outros menos.

A autora do blog A Limonada da Vida desafiou-me a escolher 5 de que gostei especialmente. Aqui vai:

1- Não te movas de Margaret Mazzantini.

Este livro conta a história do envolvimento amoroso de um prestigiado médico com uma prostituta e foi adaptado ao cinema e aclamado pela crítica (fiquei de tal forma marcada pela escrita e pela leitura que nunca tive coragem de ver  filme).
Um dos melhores livros que já li, uma das formas mais brilhantes de escrever os sentimentos!

2- O caçador de almas de John Darton



Uma viagem às possibilidades da mente humana, à reflexão sobre a a existência da alma e do que está para além da vida física. De leitura absolutamente viciante!

3- A besta humana de Émile Zola



Li este clássico numa altura da minha vida em que fervilhava em mim a curiosidade, a vontade de conhecer mais, de saber mais. Teria talvez 18 anos e não sei se entendi a crueza de Zola ao explorar a bestialidade do ser humano, mas lembro-me que a história do homem atraiçoado,que mata o amante da mulher e faz cair sobre outra pessoa as suspeitas, me marcou.

4- Alentejo e ninguém de Manuel Alegre



Pela forma sublime de fazer poesia com o meu Alentejo.


5- História do Rei Transparente de Rosa Montero.



Para aguçar o apetite, assim começa a história de Leola, uma jovem que perde a família e se faz passar por homem para sobreviver: "Sou mulher e escrevo.Sou plebéia e sei ler. Nasci serva e sou livre."
Um romance de época absolutamente maravilhoso!



Estes são apenas 5 exemplos. Sinto que não faço justiça a tantos autores que me têm levado para outros mundos, outras vidas, com uma escrita absolutamente fabulosa. Ficam a faltar os escritores portugueses, e temos escritores sublimes, mas foram estes os que primeiro me vieram à memória e por isso mereciam cá estar.

Desafio as autoras dos blogs abaixo a partilharem também as suas preferências literárias:

Dona Redonda
Sem pés nem cabeça
Pensamentos de uma Gaja
A Loucura da MAG
Desengordando

Quem mais quiser juntar-se ao desafio, sinta-se desafiada!

Boas leituras!





18 comentários:

  1. Minha grande paixao tbm eh a leitura.
    Atualmente estou lendo Sobrevivi para contar. Eh a historia de Immaculée Ilibagiza, uma africana que, aos 22 anos, sobreviveu ao massacre de seu povo em Ruanda. Emocionante o livro. Super recomendo.
    bjinhos e um lindo dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Ler é mesmo maravilhoso!
      Um excelente dia também!Beijinho! :-)

      Eliminar
  2. Adoro ler, leio tudo o que é livro ahah desde romances a ficção, desde josé saramago a monstros, gosto muito de ler. Curioso, nunca li nenhum desses, e agora ando com menos tempo para ler :/ ou a desculpar-me com o tempo a menos que tenho ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás também desafiada a dar as tuas sugestões, Diana!
      Beijinho! :-)

      Eliminar
  3. Ainda não li nenhum! Assim é que eu gosto, excelentes sugestões. Lá vou ter de aumentar a minha lista de livros à cabeceira.
    Bjs e obrigada por aceitares o desafio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um prazer!
      E acredito que não te vias arrepender de acrescentar estes!

      Eliminar
  4. As minhas férias também eram assim com a biblioteca local. Desde o início do ano que comecei a ler mais. Impus-me mesmo esse hábito e já não o consigo largar, voltei aos velhos tempos. Já estou no 8º livro de 2016.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hábito tão bom,Maria!
      8 livros desde janeiro é magnífico!

      Eliminar
  5. Ah, adorei ter sido indicada, difícil vai ser escolher apenas 5. Sou uma leitora voraz desde pequena também. Vou pensar nos meus indicados ainda essa semana! E também vou anotar as suas indicações, que eu não conhecia para ler nas próximas férias da faculdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar! È sempre bom esta troca de leituras! Aumenta os horizontes de todas nós!

      Eliminar
  6. Obrigada pela nomeação para o desafio, também adoro ler embora esteja como tu, o tempo escasseia para tantas solicitações e ler tem ficado mais lento. Mas vou participar com gosto :)

    ResponderEliminar
  7. UIii fiquei curiosa com o segundo! Obrigada pela nomeação. Vou pensar nos meus e assim que puder faço. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo foi de tal forma viciante que fiz uma direta para concluir a leitura. O livro era uma obsessão. Eu procurava todos os instantes para continuar a leitura! Adorei mesmo!
      Lê e depois diz-me se gostaste!
      Aguardo as tua sugestões também!
      Beijinho!

      Eliminar
  8. Já cá estou, e claro que aceito o desafio, vou pensar nas minhas respostas e depois faço um post - talvez amanhã com um link para aqui :) estive a ver também as tuas, do primeiro vi o filme e gostei e os outros também não li e fiquei a pensar que vou tentar ler o segundo
    um beijinho e boa noite
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico a aguardar as tuas sugestões, Gábi!
      Beijinho e obrigada por aceitares o desafio!

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. De nada :) gosto de desafios com livros :)
    E pronto, desafio já respondido com link para aqui :)
    um beijinho e boa noite
    Gábi

    ResponderEliminar