domingo, 3 de janeiro de 2016

Menu para a semana

E depois de 2 dias mais restritivos a nível alimentar, amanhã é dia de retomar a dieta mais equilibrada e o trabalho.
Como passo os dias fora de casa e levo marmita, gosto de organizar previamente as refeições e faço um menu semanal. Desta forma elaboro também a lista de compras com base nesse menu, o que permite comprar apenas aquilo que necessito e evitar também que me faltem ingredientes na hora de cozinhar.
Para quem está de dieta, o planeamento das refeições é também uma ajuda a manter o foco na dieta.

Assim, para esta semana, a minha alimentação será assim:

6.30h - Pequeno almoço: 2 fatias de pão integral com queijo ricotta e um fio de mel ou com manteiga magra e uma fatia de fiambre + café (não prescindo do pão pela manhã, pois se o fizer o risco de estar cheia de fome ao fim de pouco tempo é enorme)

10h - Lanche da manhã: iogurte magro líquido (normalmente, as minhas manhãs são tão cheias de aulas que não há tempo nem fome para mais)

13.30h - Almoço:

2ª feira - Bacalhau refogado (fiz bacalhau à brás e antes de juntar as batatas e os ovos, retirei para mim) com 2 colheres de puré de brócolos e batata e salada de alface e tomate

3ª feira - Carne assada com salada de alface e tomate

4ª feira - Atum com legumes cozidos

5ª feira - Omelete de cogumelos, courgette e cenoura

6ª feira - Carne de peru à bolonhesa com espinafres e salada

16h - 1º lanche da tarde:

1 peça de fruta com 2/3 tostas de milho

19h- 2º lanche da tarde 

Esta é sempre, para mim, uma hora crítica, o regresso a casa. Aproxima-se o final do dia e o cansaço de quem acordou muito cedo e já lhe apetecia parar, mas não pode, pois ainda há jantar para fazer, banhos, trabalhos de casa dos miúdos....Normalmente, a esta hora tenho imensa fome e não é um iogurte, uma gelatina ou uma fruta que me deixa saciada. Aliás, é, talvez, quase sempre a esta hora que as minhas boas intenções face à dieta vão por água abaixo e acabo por comer um pouco de tudo o que me aparece à frente. Por isso, desta vez, decidi que os meus lanches do final da tarde vão ser reforçados, semelhantes ao pequeno almoço, e o jantar será muito leve.



20h -Jantar:  Sopa ou iogurte magro com gelatina

É importante salientar que este regime alimentar é apenas meu, definido de acordo com os meus horários, os meus gostos, as minhas rotinas, nada mais. Foi elaborado por mim  e apenas para mim! Procurei incluir alimentos de todos os grupos alimentares, mas não sou nutricionista e os conhecimentos que tenho nesta área resultam apenas do que li e da experimentação de inúmeras dietas ao longo da vida. Não estou a recomendar dieta nenhuma, apenas a partilhar o que tenciono fazer e que pode resultar comigo, ou não! 

Aliás, o meu objetivo com este espaço na blogoesfera não é dar receitas a ninguém, apenas partilhar o meu modo de estar, receber incentivo e dar, porque fazer dieta custa, custa muito, e, por isso, fazê-lo acompanhada torna o caminho muito mais fácil!

A quem está desse lado e vai passando por aqui, OBRIGADA!



17 comentários:

  1. Estamos no mesmo desafio. Vamos conseguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vamos conseguir! Proibido pensar o contrário!:)

      Eliminar
  2. Parece-me muito bem o menu da semana :)
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem sim senhor, e é verdade na hora de fazer o jantar acabam todas as minhas boas intenções, pois como tudo o que me passa pela frente, essa técnica parece-me bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se resulta. As pesagens vão ajudar! Tão contente que estejas também no desafio e de volta ao blog! ;)

      Eliminar
  4. Sim depois do trabalho e sempre a minha hora critica mas planear e com certeza uma optima ajuda. Muita força. jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia! Os incentivos são muito importantes! Um grande beijinho!

      Eliminar
  5. Olá. Parece que esta é sempre uma boa altura para recomeços. Força! Eu tb estou nessa. Sim, devemos escolher o que se adapta melhor ao nosso estilo de vida e preferências, sabendo claro, que temos de reduzir alguns alimentos, quantidades, adaptar receitas e modos de confeçao (afinal não é por estarmos de dieta que a alimentaçao tem de ser sem graça,né?). Posso tomar a liberdade de fazer uma sugestão? Ao almoço experimenta acrescentar uma fonte de hc mesmo em pequena quantidade a mim fez toda a diferença, pq fico mto mais saciada. As quantiddes que a minha nutricionista recomendou foi 2 colheres de sopa de massa/arroz ou 3 de leguminosas ou 1 batata do tamanho de 1 ovo.
    Vá força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, Papoila! Só não os incluí porque o meu lanche tem 2 fatias de pão e por normalmente não sentir necessidade ao almoço. Mas fica a dica! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá. Parece que esta é sempre uma boa altura para recomeços. Força! Eu tb estou nessa. Sim, devemos escolher o que se adapta melhor ao nosso estilo de vida e preferências, sabendo claro, que temos de reduzir alguns alimentos, quantidades, adaptar receitas e modos de confeçao (afinal não é por estarmos de dieta que a alimentaçao tem de ser sem graça,né?). Posso tomar a liberdade de fazer uma sugestão? Ao almoço experimenta acrescentar uma fonte de hc mesmo em pequena quantidade a mim fez toda a diferença, pq fico mto mais saciada. As quantiddes que a minha nutricionista recomendou foi 2 colheres de sopa de massa/arroz ou 3 de leguminosas ou 1 batata do tamanho de 1 ovo.
    Vá força nisso!

    ResponderEliminar
  7. Parece-me uma boa lista.
    Também me acontece ficar com fome no final do dia e é uma altura em que devo ter cuidado.
    O que fiz de mais positivo foi substituir bolachas em local de trabalho por barras de cereais, não emagreci, mas acho que estava a engordar e consegui travar isso - comia demasiadas bolachas.
    um beijinho e força

    ResponderEliminar
  8. Parece-me uma boa lista.
    Também me acontece ficar com fome no final do dia e é uma altura em que devo ter cuidado.
    O que fiz de mais positivo foi substituir bolachas em local de trabalho por barras de cereais, não emagreci, mas acho que estava a engordar e consegui travar isso - comia demasiadas bolachas.
    um beijinho e força

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pela partilha, sempre ajuda e dá para tirar ideias:)

    ResponderEliminar
  10. Apesar de vc dizer que o objetivo não é dar receitas, eu fiquei super curiosa para saber como vc faz purê de brócolis!

    ResponderEliminar