sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Comer conforta?

Desde que abracei esta minha vontade de perder peso para me sentir melhor comigo e para mim que venho aqui com mensagens de motivação, mensagens positivas que mostram a minha forma de estar e de encarar este processo que se prevê longo. Mas nem todos os dias são fáceis. Há dias duros. Dias em que quase me deixo ir, quase perco o controlo. Como hoje. O almoço de bife de cebolada com salada sei que foi suficiente, mas a tentação de tirar uma fatia do pão acabado de trazer para casa e barrá-lo com manteiga e de continuar a comer mais do que o quadrado de chocolate preto que fechou a refeição era irresistível. E é tão fácil nestes momentos arranjar uma justificação para me atirar sobre a comida sem pensar. Ao longo dos anos fui arranjando tantas: estou cansada, é sexta-feira, estou triste, estou com TPM, amanhã compenso....Tantas que lhes perdi a conta...Ultimamente paro para pensar. Hoje, parei para pensar. Eu não tinha fome, apenas vontade de comer. Saí da cozinha e entreguei-me a outras tarefas. Pouco tempo depois a vontade de comer passou, pois era apenas isso. Normalmente é mesmo só isso. Vontade de comer. A comida que nos conforta. Não quero isso!
Comida não conforta, porque comida é comida, e quem nos conforta é gente! Gente que sente! Gente como a gente!

22 comentários:

  1. Tão, mas tão eu. Copy/paste... almoço bem, e mesmo assim ainda corro para só um bocadinho de pão com manteiga. Às vezes também acontece antes do almoço. É o meu ponto fraco, uma "necessidade" desnecessária, o pão com manteiga por pura gulodice :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura gulodice mesmo e tão difícil de resisitir às vezes, Miss B....

      Eliminar
  2. e quando a gente "desconforta" a comida é a primeira coisa que nos conforta. é triste ser assim, mas a comida conforta a alma quando não há quem nos conforte.

    força. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo assim, Alice! Um conforto passageiro, mas queno momento nos proporciona prazer e aconchego

      Eliminar
  3. Tens razão, quantas vezes damos conosco a mordiscar porcarias só porque sim. Há que contrariar isso, arranjar estratagemas para vencer a vontade. Força :)

    ResponderEliminar
  4. Ai, Maria, me sinto assim também, desse jeitinho sem tirar nem por! Acabo de comer minha comidinha e penso em quão bom seria mais um tiquinho com creme de leite, ou como seria agradável terminar a refeição com um pedaço generoso de pudim. E vamos tentando aprender que nem sempre os nossos desejos representam as nossas necessidades. É uma jornada difícil, né?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito difícil...Só nós que passamos por ela sabemos como há dias duros!

      Eliminar
  5. Isso acontece-me, procurar conforto na comida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a mim, Gábi!!!!!!! Aprendendo a mudar o foco! Devagarinho

      Eliminar
  6. O factor psicológico é realmente muito importante para o nosso processo. É difícil controlar a fome emocional. Já vacilei muito por causa disso, mas temos de ser forte e sempre que vamos abaixo, temos de nos erguer e lutar contra este ciclo vicioso.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. Quebrar o ciclo. Aos poucos, mas de forma persistente!
      Beijinho

      Eliminar
  7. Concordo com a última parte, infelizmente por vezes comemos não por ter fome, mas sim vontade de comer. A cabeça é a nossa maior barreira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cabeça controla o corpo, embora por vezes não pareça. É por isso que é tão difícil por vezes, porque mudar a mentalidade é um processo que exige muito esforço e é lento!

      Eliminar
  8. Sabes que às vezes quase que sinto fisicamente o meu anjinho e o meu diabinho dentro de mim à luta a ver quem ganha. Se há muito tempo atrás o diabinho ganhava sempre simplesmente porque o anjinho estava praticamente em coma, de há alguns anos para cá o anjinho tem-se imposto cada vez mais e arrasa o diabinho...
    Acho que quando mantemos o foco torna-se mais fácil controlar a fome emocional simplesmente porque pensamos um segundo antes de atacar a comida, deixamos de andar em piloto automático e isso é sem dúvida uma grande ajuda! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o teu anjinho continue a sair vencedor nas lutas!!! :-D
      Beijinho

      Eliminar
  9. O meu problema é quando me saboto a mim mesma... Quando olha para o pacote do salame e nem me lembro do ter comido ou o pacote de gomas já no fim. Quando estou stressada nem penso e houve alturas que me alimentei só de cafés e chocolate!
    Boa Sorte e muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Comer sem pensar e nem nos apercebermos. Quando damos conta os estrago são muitos...

      Eliminar
  10. Com o tempo vais deixar de pensar que a comida conforta.
    Conforme te vais desabituando dos excessos vais deixar de procurar conforto na comida.

    Palavra que magra que é uma ex-gorda!

    Beijinhos,
    Paula

    Vida de Mulher aos 40

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom ouvir esses testemunhos de quem já passou por este processo. Obrigada, Paula!

      Eliminar