quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Gostava de saber escrever o Natal

 Com as palavras certas. As frases ideais.
Gostava de conseguir explicar por que é que assim que chegam as caixas de papelão do sótão, com os ramos amarrotados e os enfeites, qualquer um de nós os 3 sabe que tem que ir colocar na aparelhagem aquele e só aquele CD. Gostava de saber escolher os adjetivos que descrevem como é que de um ano para o outro eles os dois sabem de quem é a vez de colocar a estrela no topo do árvore de natal e fazem desse um momento solene. Gostava de arranjar comparações, perífrases e metáforas que tornassem mais interessantes os nossos enfeites, que se repetem ano após ano. A nossa árvore e a caruma de faz de conta que vai deixando pelo chão. O nosso presépio banal, onde Maria e José aguardam pela chegada do menino, que dentro de uma gaveta espera que seja a hora de ir para o seu lugar.Gostava de conhecer o vocabulário mais adequado para traduzir como fui aprendendo a contornar o vazio de ver sair os filhos numa tarde de 24 para irem passar a consoada com o pai. Gostava que parecesse poesia continuar a acreditar que esta época tem magia e termos sido capazes de criar um Natal único, por ser só nosso.
Só não encontro as palavras certas.  As frases ideais.







6 comentários:

  1. Não há frases ideais. Existem sentimentos autênticos. E esses tu descreveste.

    ResponderEliminar
  2. As tuas palavras são perfeitas! Eu sou uma sortuda que se divorciou a 12 anos e o pai dos filhos quis divórcio completo, não há mulher, não há filhos e assim os meus natais tem a magia de sempre, desde que nasceu o 1º, e um pai de sangue dos 2 mais novos e de coração dos 2 mais velhos. Todos os anos agradeço mentalmente ao ex-marido, progenitor dos mais velhos, porque eu não saberia ter um Natal sem eles.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que é possível haver quem se demita assim dos filhos?!. Mas fico muito feliz por ti que encontraste uma nova família, certamente muito mais feliz!Gosto de ver estes exemplos. Obrigada pela partilha! Beijinho grande!

      Eliminar
  3. Neste texto, pareceu-me que encontraste, sim.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Neste texto, pareceu-me que encontraste, sim.
    um beijinho

    ResponderEliminar