quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Para que serve um mata moscas?


Tenho como regra com os meus alunos que, a cada 3 faltas de trabalho de casa, levam um recado na caderneta a informar o encarregado de educação desse incumprimento.

Hoje foi dia de mandar um recado  à mãe do A.
O A. tem 11 anos e é um aluno que, quando a coisa não lhe corre de feição, amua, faz birra e perde o controlo, respondendo com alguma insolência e agressividade. Sabe que erra, mas é mais forte do que ele e, mesmo fazendo um esforço para alterar esse comportamento, mais cedo ou mais tarde acaba por pisar o risco.

Hoje não foi exceção.

 Quando se apercebeu que ia levar um recado vi crescer nele uma raiva imensa. Pedi-lhe a caderneta e praticamente ma atirou fazendo-a cair no chão. Ordenei, então, com muita calma, que se levantasse do seu lugar, viesse apanhar a dita e entregar-ma em mão. Assim fez, pedindo desculpa ao mesmo tempo que começava a chorar compulsivamente.

Não lhe dei muito crédito e, depois de distribuir trabalho pela turma, comecei a escrever a informação na caderneta do A.

Entretanto parei.
Olhei para ele e observei-o por alguns instantes perdido naquele choro baixinho.
 Recordei as palavras da mãe, dirigidas à Diretora de Turma: "Ai, professora, já não sei o que lhe hei de fazer. Agora bato-lhe com  o mata moscas que já não aguentava as dores nas mãos de tantas que lhe dava".

...

O meu recado ficou assim:

"Informo que o A. já regista 3 faltas de trabalho de casa.
Acrescento que se tem notado um esforço significativo por parte do seu educando para melhorar as suas atitudes, o que é muito positivo.

Cumprimentos."

Deixei a caderneta aberta em frente ao A., que entretanto deitara a cabeça sobre os braços cruzados e apoiados na sua mesa para esconder, mais do que as lágrimas, talvez o seu medo.

Espreitou o recado. Não falámos mais sobre o assunto.

 O A. foi hoje, no resto da aula, o meu aluno mais interessado e participativo.

Para que serve um mata moscas?
Para matar.
 Moscas. Só moscas.




11 comentários:

  1. Eu fico parva com as atitudes de alguns pais. Eu nunca bati na minha filha, raramente ela tem um castigo. Tudo aqui se resolve com transparência total. Na semana passada ela trouxe 3 faltas de tpc. Só lhe disse que ela tinha de ser mais responsável e ter atenção a isso, tenho a certeza que ela ficou mais chateada do que eu. É que o 8° ano já não é a brincar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens uma excelente atitude com a tua filha! Bater não resolve NADA!

      Eliminar
  2. Estou chocada...mesmo muito chocada. Bem sei que há muito disto por aí. Mas ao ler este post senti um aperto no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mesmo muito, Maria!O A. leva com o mata moscas, outros até com o cinto...Nada resolve, mas vai sim deixando marcas profundas nestas crianças...

      Eliminar
  3. Essa foi de Mestre, Maria XL. Gabo-te a inteligência e o discernimento. Não é fácil lidar com um miúdo que não liga nenhuma à escola, tudo o que lhe é dito a nível de responsabilidade entra por um ouvido a 100 e sai por outro a 200km/hora. Sei porque tenho lá um em casa, e muitas vezes não sabemos o que fazer com ele. É bom saber que aquilo que fizeste funcionou com o A., pois com o meu nem a motivação, nem o tu consegues ou o tu és capaz, funciona. Creio que só a idade, e com ela a maturidade, poderá trazer melhores frutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O crescimento e a consequente maturidade vão, certamente, trazer melhores frutos, provocar mudanças! A escola como a oferecemos aos alunos tem poucos atrativos quando comparada com os estímulos que os rodeiam. Há coisas tão mais interessantes para fazer! Mas, pela minha experiência, sei que se conseguirmos chegar a eles de alguma forma será sempre pelos afetos e nunca pela agressividade. Acredito que, mais cedo ou mais tarde, recebemos aquilo que damos! :-)

      Eliminar
    2. Concordo contigo, por isso não sou apologista do bater!

      Eliminar
  4. As vezes com um pouco de apoio e compreensão vai-se bem mais longe. E assim fizeste o que tinhas de fazer em frente aos outros, mas de forma positiva :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente resulta! Mas aqui o que me preocupou foi o que iria acontecer ao A. quando mostrasse o recado em casa...E tinha alguma razão, pois apesar de eu ter procurado amenizar a situação referindo o seu esforço para melhorar as atitudes, hoje na aula mostrou-me o recado assinado e disse que não se tinha livrado de umas valentes palmadas...

      Eliminar
  5. Pareceu-me tão certo agir assim.
    Tenho uma irmã que é professora e também se preocupa com os alunos dela.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. Pareceu-me tão certo agir assim.
    Tenho uma irmã que é professora e também se preocupa com os alunos dela.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar