domingo, 17 de abril de 2016

A matemática da minha dieta

Passaram quase quatro meses desde a minha proposta de chegar ao final de junho com muito peso a menos. Fui mantendo o foco nessa vontade, mas a verdade é que os resultados não iam sendo os que eu idealizei. Decidi pesar-me quinzenalmente, mantive a dieta de forma rigorosa durante a semana e permiti-me alguma liberdade alimentar ao fim de semana. Achei eu que essa era a melhor forma de atingir os meus objetivos e assim fui agindo para que os resultados aparecessem. Mas eles não apareciam, pelo menos não como eu queria e, por mais que eu soubesse que ter perdido 500 gramas em duas semanas era melhor do que nada, era frustrante tanto sacrifício para passado tanto tempo o espelho me devolver uma imagem em nada diferente do mês anterior. Neste mês que estive mais ausente do blog pensei muito no porquê de estar com tanta dificuldade em perder peso quando antes era fácil, pensei que o melhor era mesmo desistir de fazer dietas e aceitar o peso que tenho, tentando apenas evitar que ele suba.Pensei muito e muitas coisas e, como é o caminho mais fácil, pus a dieta mais ou menos de lado, o que rapidamente me colocou de novo na estaca zero do peso. Mas a verdade é que eu não gosto deste peso. Não o quero, Quero vestir o tal vestido 38, seja em junho ou num outro mês qualquer. Gosto de me olhar ao espelho depois de me arranjar e gostar da imagem que o espelho me devolve e não é isso que tem acontecido. A roupa aperta, sobra corpo fora das calças...e eu não quero que sobre corpo em lugar nenhum. Então, o que fazer? Neste mês de ausência andei às voltas comigo à espera de encontrar uma solução que fosse diferente de todas. Não encontrei! Não há!Para perder peso há que mudar a alimentação e fazer exercício físico. Ponto. Não há magia, nada se inventa. Aumentar o consumo de frutas e legumes, diminuir a ingestão de hidrato de carbono, beber água e fugir dos doces, fritos e tudo o que é muito calórico, apesar de muito saboroso. Foi o que eu fiz? Foi! A balança não cede? Cede pouco! Então resta-me uma solução: Aceitar. Aceitar que vai demorar, que vai demorar muito. O meu corpo tem 40 anos e não é o mesmo, não reage da mesma maneira depois de ter sido agredido nas últimas duas décadas com períodos em que mal recebia alimentos. Aprendeu a proteger-se. Agora perco um quilo no mês quando antes o perdia em menos de uma semana. Há que ser paciente e confiar na matemática.Afinal, sempre que subtraímos ficamos com menos do que tínhamos. Não vou baixar os braços, nem desistir.DECIDIR, PLANIFICAR, AGIR. Mais do que nunca, este tornou-se o meu lema.

8 comentários:

  1. O mais importante é sentirmo-nos bem connosco. Se não sentes então muda, sem isso não serás feliz no teu corpo. Como sempre estou contigo já sabes. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o teu apoio faz-me falta! Um beijinho e obrigada!:-)

      Eliminar
  2. Chegaras ao ponto...eu acredito em ti! Vamos la...devagar mas certinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acredito em ti, Cláudia!! Um beijinho e obrigada! Conto contigo nesta caminhada!

      Eliminar
  3. O ditado o diz " devagar se vai ao longe". Custa mais a manter a motivação, é bem verdade, mas importa é ir subtraindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa mesmo muito mais, acredita! Mas também acredito na sabedoria popular! :-)

      Eliminar
    2. Posso sugerir que pesquise pela dieta paleo. Saborosa e com resultados. Pois apenas como comida de verdade. WWE.paleoxxi.com

      Eliminar
    3. Obrigada pela sugestão, Telma!
      Beijinho!

      Eliminar